Guia Visual #3 | Vivian Maier

Vivian Maier foi uma fotógrafa nascida nos Estados Unidos em 1926 e considerada hoje como tendo sido uma das melhores no seu gênero, a fotografia de rua.

Maier fotografou sem parar durante cinquenta anos e deixou mais de cem mil negativos, a maioria tirados em Nova Iorque e Chicago. Suas fotos mostram todo tipo de momentos que nunca irão se repetir, pequenas janelas para cenas singelas e espontâneas da vida, do dia-a-dia; cenas que não seriam lembradas e talvez nem vistas, não  fosse por uma jovem mulher interessada em fotografia e presente nos lugares certos, nas horas certas.

Undated, New York

Apesar da quantidade e qualidade, a profissão de Vivian não era a fotografia, mas sim a de babá para diversas famílias durante sua vida. Vivian era extremamente reservada — beirando a reclusão — e guardou suas fotos sem nunca as mostrar para ninguém e muitas sem revelar. Por pouco suas memórias fotográficas não se perderam pelo curso do tempo: Foi por acidente que seus trabalhos e negativos foram descobertos pelo historiador John Maloof em 2007, em uma casa de leilões de artigos usados em Chicago. Desde então Maloof tem trabalhado para catalogar e organizar a coleção.

Vivian Maier morreu em 2009. O documentário Finding Vivian Maier (ainda sem tradução em português), um estudo de sua vida e trabalho, foi lançado em 2014; o filme recebeu quatro estrelas (de cinco) na crítica do jornal britânico The Guardian, uma nota 7.7 (de 10) do site IMDb, e 95% de aprovação no site Rotten Tomatoes.

Mais sobre Vivian Maier (em inglês):

Para informações e fotografias, clique aqui.

Para a página do documentário Finding Vivian Maier, com trailer e mais detalhes, clique aqui.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s